segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto GNU completou 29 anos

Projeto GNU
 
27 de setembro de 1983 foi a data em que Richard Stallman revelou como funcionaria sua ideia de construir o Projeto GNU. Este ano, a iniciativa completa 29 anos.
Stallman sentia-se indignado pelos rumos que a indústria de software estava tomando. As empresas exigiam que os programadores mantivessem em segredo o código-fonte dos softwares, o que não era algo padrão na época. Um momento marcante foi quando uma impressora do laboratório onde trabalhava no MIT (Massachussets Institute of Technology) apresentou problemas, e o colega que possuía o código não podia compartilhá-lo para que o grupo a arrumasse, por ter assinado um contrato de exclusividade com a empresa que produziu o equipamento.
Richard se deu conta que para continuar trabalhando como programador teria que achar uma alternativa que não fosse contra suas convicções. “Eu considero que a regra de ouro é: se eu gosto de um programa eu tenho que compartilhá-lo com outras pessoas como eu. Eu não posso, com a consciência limpa, assinar um contrato de não-divulgação de informações ou um contrato de licença de software”, disse na carta.
Foi Stallman quem disseminou pela primeira vez os quatro ideais do movimento em prol do Software Livre, que ele fundou: "Liberdade para usar um programa para qualquer propósito, liberdade para estudar seu funcionamento e modificá-lo caso queira, liberdade para copiar e distribuir o produto (e ao contrário do que se pensa, é possível cobrar, sim, pelo software), e liberdade para aprimorá-lo.


Fonte: www.softwarelivre.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante!
Por questões morais e éticas avaliaremos a sua postagem para depois publicá-la!
Muito obrigado!