terça-feira, 30 de outubro de 2012

Prêmio ARede

Ontem um grupo de animados representantes da Prefeitura de Guarulhos esteve presente na  edição do prêmio ARede, no Itaú Cultural, em São Paulo.

Foram premiadas organizações da sociedade civil, governo e setor privado que contribuíram com inovações tecnológicas que melhoraram a vida e a inclusão sociodigital de comunidades carentes em todo o Brasil. Os contemplados foram tanto programas grandes e abrangentes quanto programas pequenos feitos com pouquíssima verba. Em comum todos tinham os bons resultados.


Beatriz (Beá) Tibiriçá, Personalidade do Ano
Quem recebeu o prêmio de Personalidade do Ano foi Beatriz Tibiriça, a Beá, que trabalha em programas de telecentros desde a gestão de Marta Suplicy em São Paulo, faz parte do movimento Ponto de Cultura e do Coletivo Digital. Também é nossa amiga e colaboradora nos Encontros Técnicos Tecnologia Cidadã em Guarulhos, e ficamos muito felizes com este reconhecimento.
Muitos dos projetos escolhidos se focavam em aumentar a acessibilidade de deficientes físicos a coisas comuns do cotidiano e assegurar sua cidadania, como a tecnologia QR Code, desenvolvida por equipe do Núcleo de Acessibilidade Virtual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (NAV-IFCE); também foi  destaque a construção colaborativa do conhecimento, como na revista Espírito Livre, e a inclusão social e digital de comunidades longínquas, como o povo Ikpeng do Xingu, que conseguiu recursos para implantar a Mawo - Casa de Cultura Ikpeng, um centro de formação, pesquisa, registro e divulgação de sua cultura. 


A Ministra da Cultura Marta Suplicy


Em todos os projetos foi percebida a intenção de valorizar a cultura das diversas comunidades beneficiadas e preservar tradições, assim como fomentar o ativismo digital.
Outro dos projetos premiados foi um website que funciona com uma ferramenta colaborativa sem a necessidade de gestores. Para ajudar a combater a dengue no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, qualquer pessoa da região pode mandar para o site a informação sobre alguém que contraiu o vírus ou sobre focos da doença avistados. A criadora desse site foi a empresa de comunicação Metara, para a iniciativa Rio sem Dengue.
Para conhecer esses e outros projetos premiados acesse o Anuário ARede de Inclusão Digital 2011-2012, você pode baixá-lo em PDF.


O grupo Embatucadores

Não podemos deixar de mencionar o grupo Embatucadores, que fez do final do evento uma festa. 

Ficamos imensamente felizes por poder participar desta premiação e conhecer tantas inciativas inspiradoras, e por saber que há no país muita gente e organizações trabalhando no uso da tecnologia em benefício das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante!
Por questões morais e éticas avaliaremos a sua postagem para depois publicá-la!
Muito obrigado!