quarta-feira, 29 de maio de 2013

Guarux ganha Prêmio Mário Covas na categoria Excelência no Gasto Público Municipal

Dia 27 de maio a distribuição Guarux ganhou o Prêmio Mário Covas na categoria Destaque - Excelência no Gasto Público Municipal. 
Segundo a Fundação Mário Covas esta categoria premia a responsabilidade e excelência na utilização eficiente dos recursos públicos, incluindo recursos humanos, tecnológicos, materiais e financeiros. Objetiva a produção eficaz de resultados para a Administração Pública, para os cidadãos e para a sociedade, por meio de práticas de gestão orientada para resultados tendo por princípio central o atendimento das necessidades dos cidadãos e da sociedade.

A equipe Guarux - Elton Santolin, Fausto Peralta e Marcos da Paz- e o Gestor do Departamento de Informática e Telecomunicações, Leandro Gramulha, recebendo o prêmio junto a autoridades.

Sempre acreditamos que o Guarux venceria, porque é um projeto desenvolvido justamente para diminuir os custos com a implantação de Telecidadanias e aumentar a inclusão digital. O sistema está instalado em 25% dos computadores utilizados pelos funcionários da Prefeitura, resultando aos cofres municipais uma economia de cerca de R$ 1,2 milhão em licenças de softwares proprietários. O projeto já havia chamado a atenção de outras prefeituras, atraídas pela sua economia de recursos, e em abril deste ano a Distribuição Guarux foi homologada pelo Ministério do Planejamento.


Elton Santolin (à esquerda) e Marcos da Paz

Também é importante lembrar-se de seu foco na acessibilidade; foram incorporados softwares para deficientes visuais, para pessoas com grande dificuldade motora, como os tetraplégicos, e o jogo TDGrux, para crianças com Transtorno global do desenvolvimento (TGD). Estes softwares permitem que a inclusão digital seja estendida a deficientes, o que não ocorre normalmente pois esses softwares costumam ser proprietários e caros.

Cada vez mais as pessoas perdem o preconceito com software livre e aprendem que é uma opção viável e que oferece muitas vantagens. O Guarux foi criado com customizações e ferramentas específicas para a inclusão digital. Seu ambiente gráfico foi gerado para facilitar sua utilização e adaptação a outros sistemas operacionais, tanto livres quanto proprietários.  Sua interface gráfica é amigável e segue o mesmo padrão dos softwares proprietários mais populares. Por isso conta com grande aceitação do usuário final leigo.


Equipe Guarux  com troféu e funcionários do Departamento de Informática e Telecomunicações que
estiveram presentes na premiação

Quatrocentos e onze projetos foram inscritos no Prêmio Mário Covas e 221 foram considerados válidos, atendendo a todos os requisitos. Foram 58 finalistas e 21 premiados em 4 categorias: Governo Aberto, Gestão Estadual, Cidadania em Rede e Gestão Municipal, sendo que cada categoria teve um destaque para Excelência em Gasto Público Municipal.

O Prêmio Mario Covas é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e a Fundação do Desenvolvimento Adminsitrativo (Fundap), com apoio da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), do World Wide Web Consortium Escritório do Brasil (W3C) e da Fundação Mario Covas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante!
Por questões morais e éticas avaliaremos a sua postagem para depois publicá-la!
Muito obrigado!