segunda-feira, 18 de março de 2013

Fab Social no CEU Dutra e Meta Reciclagem

Semana passada o projeto FabSocial esteve no CEU Dutra. Foram feitas oficinas na 2a e 3a feira (dias 11 e 12) e apresentação do projeto para todos os interessados no sábado (dia 16).

Aluno Mateus operando o software Manufatura Auxiliada por Computador EMC2 

Nas oficinas os alunos aprenderam fazer projetos com o software SketchChair, no qual é possível desenhar uma cadeira livremente, testar sua ergonomia e funcionalidade e depois produzi-la através de uma mini fresadora (30x40 cm de área útil)

Aluno destacando as peças de sua cadeira

A mini fresadora corta as peças do projeto em MDF (3mm), e depois elas são montadas pelos alunos.

Aluno montando sua cadeira

Esse tipo de oficina busca mostrar às crianças como software e hardware podem trabalhar em conjunto, e principalmente que  o computador não tem inteligência ou vontade própria, mas só faz o que é programado para fazer, e que eles podem programá-lo se quiserem.

Alunos mostram o resultado de seu trabalho
E que esse tipo de tecnologia é acessível, instigando-as a buscar mais conhecimento, através de cursos e por conta própria.
Também oferece às crianças iniciação em lógica de programação, de uma maneira simplificada.


A professora Juliana Melo manipulando o kinect para escanear  os alunos


Também foi apresentado o software Skanect, que captura o modelo 3D de um objeto ou pessoa em cores, e este modelo pode ser impresso em uma impressora 3D.  


Aluno posa para foto com seu modelo 3D


Quem ministra as oficinas é Alex Garcia, que encabeça o projeto Fab Social na Prefeitura de Guarulhos, com o apoio do técnico do Departamento de Informática e Telecomunicações Robert Kaiser. O Fab Social leva o conceito de Fab Lab para o público em geral. 

Aluno observa seu modelo 3D

Fab Lab é a abreviação de Laboratório de Fabricação. São centros de pesquisa e produção que utilizam máquinas de última geração e tecnologias digitais para criar objetos, produzir outras máquinas e fazer experimentos. 



Agora o projeto Meta Reciclagem se juntou ao Fab Social. O projeto encabeçado pelo técnico do Departamento de Informática e Telecomunicações Adilson Soares. 
O projeto propõe implantar espaços estruturados para realizar, em larga escala, a recepção, recuperação e destinação de computadores usados, descartados por órgãos públicos, empresas privadas e cidadãos, promovendo a qualificação profissional de jovens de baixa renda.


Alex Garcia, Wesley  Santos Macedo e Adilson Soares

Graças ao MetaReciclagem o aluno Wesley Santos Macedo, que vem auxiliando as oficinas do FabSocial, recebeu um computador recuperado para ajudar com seus estudos e para que ele possa aplicar em casa o que aprendeu nas oficinas que frequentou.

O projeto Fab Social tem o apoio do Fab Lab São Paulo localizado na FAU USP e da Associação Fab Lab Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante!
Por questões morais e éticas avaliaremos a sua postagem para depois publicá-la!
Muito obrigado!